Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Inovação e Tecnologias

CÂMERAS

Há quatro anos, a frota da Itamaracá conta com a tecnologia de câmeras de segurança e GPS para garantir mais tranqüilidade e conforto aos usuários. O monitoramento dentro e fora dos ônibus inibe a atuação de criminosos, ajudando ainda na melhoria constante da qualidade operacional de motoristas e cobradores.

Tudo o que ocorre durante as viagens é registrado. O acompanhamento das imagens é feito por uma equipe na sede da empresa. Nas situações de violência, a polícia é acionada de imediato.

A idéia pioneira de instalar câmeras nos pára-brisas e na parte traseira do veículo permite identificar se as paradas estão sendo respeitadas, além de ter uma função esclarecedora nos casos de acidentes de trânsito. Por isso, todos os veículos da Itamaracá contam com quatro câmeras embarcadas.

GPS

Com relação ao GPS, os benefícios também se estendem aos passageiros. Através dele, a empresa consegue saber se a rota está sendo feita corretamente. Um monitoramento capaz de precisar o local exato onde está o coletivo, o que permite saber a previsão de horário de chegada e saída dos terminais.

Conhecida por ser uma empresa inovadora no setor de transportes, a Itamaracá investe, cada vez mais, na melhoria dos serviços prestados à população e por isso está sempre estudando novas formas de utilizar a tecnologia em busca da excelência na prestação de serviços.

ANJO DA GUARDA

O Anjo da Guarda é um controlador automático de aceleração que limita a velocidade e monitora os ônibus da Itamaracá Transportes. Com a ajuda de vários sensores e atuadores instalados no veículo, é possível analisar a forma de condução do motorista e garantir que ele trafegue sempre em velocidade compatível com a via garantindo a segurança dos clientes e da equipe.

Esta tecnologia também permite uma redução do consumo de combustível, podendo em alguns casos gerar uma melhoria de até 15% no rendimento de alguns veículos. Com este equipamento também é possível limitar a velocidade máxima durante a chuva. Uma ação importante capaz de evitar acidentes em dias com pista molhada e baixa visibilidade.

O Sistema impede ainda as saídas em segunda marcha e atua sobre o mecanismo das portas só permitindo que o ônibus dê partida quando as mesmas estiverem fechadas, sem permitir que sejam abertas com o veículo em movimento.

MAX BUS  – Sistema de Controle de Combustível GTFrota

O sistema de controle de combustível GTFrota tem como principal função controlar o processo de abastecimento dos ônibus da Itamaracá Transportes, fornecendo dados importantes para a gestão do processo de compras e consumo de combustível.

Formado por um CLP denominado terminal GTFrota, ele consegue identificar  o veículo que está sendo abastecido através de chips instalados no tanque do veículo e nas bombas, coletando as informações de litragem e impedindo o repasse do combustível aos veículos sem autorização da empresa. Ao mesmo tempo, coleta dados de nível, volume e temperatura nos tanques de armazenagem. Todas essas informações são coletadas e processadas por um software, que repassa os dados para os terminais de controle

Os sensores HLS são capazes ainda de identificar a presença de sedimentos ou água nos tanques, evitando que eles danifiquem os equipamentos de abastecimento ou mesmo os veículos.